Histórico

O Laboratório de Inteligência Artificial e Algoritmos agrega os pesquisadores do Grupo de Inteligência Artificial e Algoritmos (GIAA). Rebatizado em 2020, o LIAA tem sua origem no Laboratório de Inteligência Artificial e Tecnologia Educacional (IATE) foi criado em 2007 e que, ao longo de 13 anos desenvolveu pesquisas na área de Inteligência Artificial, com destaque para o estudo, modelagem e implementação de ambientes inteligentes baseados em Sistemas Multiagentes e outras técnicas da Inteligência artificial, Simbólica, com aplicações em diversos campos, tais como Sistemas de Apoio à Decisão, Ambientes Inteligentes de Aprendizagem, Ciência de Dados, etc. O grupo atuava também em pesquisas na área de Teoria da Computação, Análise e Projeto de Algoritmos, Otimização, Complexidade Computacional, Lógica e Representação do Conhecimento, buscando avanços em técnicas computacionais ligadas à Inteligência Artificial e à Ciência da Computação, de modo geral. Ao longo de seus 11 anos de existência, o IATE formou diversos Mestres e Doutores e teve a participação de diversos estudantes de graduação.

Em 2019, o nome do laboratório foi alterado para  dar mais visibilidade às pesquisas realizadas em Teoria Computacional, passando a se chamar IATe – Laboratório de Inteligência Artificial e Teoria Computacional. Contudo, ainda ficaram de fora as pesquisas conduzidas em Otimização e principalmente as pesquisas desenvolvidas em parceria com o Departamento de Física da UFSC em Computação Quântica.

Em 2020 optou-se pela extinção do grupo IATE e a constituição do GIAA, buscando dar maior visibilidade a todas as áreas de pesquisas atualmente  realizadas no âmbito do LIAA.